Carros construídos por alunos da FEI são aperfeiçoados para a 21ª edição do Baja SAE Brasil – Petrobras

24 febrero 2015
Carros construídos por alunos da FEI são aperfeiçoados para a 21ª edição do Baja SAE Brasil – Petrobras


Carros construídos por alunos da FEI são aperfeiçoados para a 21ª edição do Baja SAE Brasil – Petrobras

  O Dina está mais leve e veloz, depois de pequenas mudanças personalizadas  no câmbio automático e na transmissão
 
  O Armadilho, que garantiu à equipe Baja o tetra no mundial do ano passado nos EUA, volta às pistas em
condições de repetir sua performance campeã, após passar por pequenos ajustes
 
 
 
            São Bernardo do Campo, 24 de fevereiro de 2015 – Os dois modelos off-road, projetados e construídos pelos alunos, sob supervisão dos professores, do Centro Universitário da FEI, são as grandes promessas da 21ª edição do Baja SAE Brasil – Petrobras. O protótipo MBF-31, conhecido como Dina, entra na disputa mais veloz e o Armadillo, mais confiável e adequado. A competição, que reúne estudantes de Engenharia de todo o País e dos EUA, será realizada em Piracicaba-SP, de 5 a 8 de março. Os dois modelos vão concorrer com 75 carros de 68 instituições de ensino superior do Brasil e uma dos Estados Unidos.
O Dina promete uma boa performance ao permitir mais facilidade de manobras e estar mais leve, mudanças que o tornam  mais veloz. O modelo teve a Transmissão Continuamente Variável -- CVT, tipo de câmbio automático, que permite uma aceleração contínua, e o driveline, parte da transmissão usada para enviar força às rodas, desenvolvidos pela própria equipe, o que personaliza e reduz o peso do sistema, deixando o carro também mais leve.
A equipe Baja é tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014). O protótipo MBF28, chamado de Armadillo, passa por pequenos ajustes desde que conquistou o 1º lugar na etapa mundial em maio de 2014, nos Estados Unidos. “Com a vitória no mundial, achamos que o carro está mais confiável, adequado e capaz de atingir ótimos resultados nessa etapa. É preciso apenas acertar alguns detalhes e solucionar pequenos problemas percebidos durante os testes”, afirma Sheldon Zabulon, capitão da equipe.
A equipe, formada por 18 alunos de Engenharia Elétrica, Automação e Controle e Engenharia Mecânica, tem trabalhado duro na preparação dos carros, nos testes e melhorias. “O projeto exige muita dedicação, perdemos finais de semana, feriados prolongados, encontro com amigos e a família. Mas a expectativa é grande, estamos bem preparados e com uma boa equipe”, reconhece Enzio Simão, também capitão do grupo.
 
 
Agende-se:
21ª Competição Baja SAE Brasil- Petrobras
De 5 a 8 de março
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – Rodovia SP 135, km 13,5
Piracicaba – SP
 
 
 
Sobre o Baja SAE - Exclusivas para alunos da graduação, as competições Baja SAE são uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de mini-baja para as competições realizadas pela Society of Automotive Engineers - SAE. Criadas em 1976, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE International. O Baja da FEI é tetracampeão mundial (2004, 2007, 2008 e 2014) e heptacampeão nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009 e 2011).
 
Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br
 
 
Informações à Imprensa
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
Caroline Garcia caroline@presscomunica.com.br
(11) 4353-2901 – Ramal 2238
(11) 99833-5082
Deborah Ferreira deborah@presscomunica.com.br
(11) 3120-9984/3120-9999