Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações da FEI passa a ter validade nos países do Mercosul

18 marzo 2015
Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações da FEI passa a ter validade nos países do Mercosul

 

Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações da FEI passa a ter validade nos países do Mercosul

Concedida pelo MEC, a acreditação amplia as perspectivas de trabalho dos diplomados e torna a Instituição referência número 1 na área

São Bernardo do Campo, 18 de março de 2015 – O curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações do Centro Universitário da FEI acaba de receber a acreditação instituída pelo sistema Acreditação Regional de Cursos de Graduação – ARCU-SUL e concedida pelo Ministério da Educação – MEC. Esse é o reconhecimento necessário para que a formação obtida no curso tenha validade nos países membros e associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A acreditação, que certifica a qualidade acadêmica dos cursos do Ensino Superior, torna a Instituição referência número 1 no respectivo setor, no Brasil e também na América Sul, além de ampliar as perspectivas de trabalho dos diplomados.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FEI, Renato Giacomini, acredita que os discentes que concluírem o curso terão mais chances no mercado de trabalho também no exterior. “Esse é um importante reconhecimento, não só para a Instituição, mas também para os alunos. O diploma, sendo válido em outros países, contribui para que possam exercer a profissão fora do Brasil com mais facilidade”, afirma. “Também dá mais oportunidade à Instituição de receber e formar estudantes estrangeiros com qualificação e reconhecimento no seu país de origem.”

O processo para acreditação começa com a consideração de bons resultados alcançados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade. O curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações da FEI passou por uma avaliação rigorosa, que incluiu entrevistas com alunos, ex-alunos, corpo docente e pessoal técnico-administrativo da Instituição. Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, entidade reguladora desse processo de avaliação no Brasil, verificou, junto a executivos do setor, se as competências apresentadas pelos egressos da FEI estavam de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

Atualmente, o Centro Universitário da FEI tem três cursos reconhecidos e com acreditação vigente pelo sistema ARCU-SUL: Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações (reconhecida em 2015), Engenharia Têxtil (2014) e Engenharia Mecânica (2014).

 

 

 

            Sobre o ARCU-SUL – O sistema visa a estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade para a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural dos países da região. A implantação do sistema ARCU-SUL contribui para desenvolver as capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior de qualidade no nível da graduação e permite trabalhar de forma recíproca a aferição da qualidade dos cursos ofertados nos países membros do Mercosul e associados. Para saber mais, acesse http://portal.mec.gov.br/.

 

 

Sobre a FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

 

 

 

Informações à Imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Caroline Garcia

(11) 4353-2901 – Ramal 2238

(11) 99833-5082

caroline@presscomunica.com.br

Deborah Ferreira

(11) 3120-9984/3120-9999

deborah@presscomunica.com.br