Ex-presidente da Colômbia faz a abertura da GSUM Escola de Inverno

12 julio 2016
Ex-presidente da Colômbia faz a abertura da GSUM Escola de Inverno

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) terá na abertura da Escola de Inverno 2016 uma conferência do ex-presidente colombiano Ernesto Samper Pizano, Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL). Ele fará o discurso principal do curso, acompanhado pelo reitor da PUC-Rio pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. A palestra será no Auditório B6, do Edifício Frings, às 18h.  

A Escola de Inverno GSUM está na terceira edição e será composta de mesas-redondas e palestras de pesquisadores internacionais. O ciclo se estende por duas semanas, do dia 11 a 22 de julho. Entre os palestrantes estão Roxaneh Bazergan, do Departamento de Assuntos Políticos da ONU (DPA), Oliver Richmond, da Universidade de Manchester, e Graciela Tapia, da Divisão das Américas do DPA. As professoras Andrea Ribeiro Hoffmann, Carolina de Campos Melo, Claudia Fuentes e Monica Herz, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, participarão das mesas redondas. 

 

O curso tem como enfoque a mediação global e o processo de construção de paz, com destaque para a América Latina. As mesas redondas e a abertura são abertas para o público mediante inscrição no e-mail gsum@bricspolicycenter.org. A abertura será realizada em espanhol e terá tradução simultânea em inglês.

 

Programação aberta ao público: 

 

12/07 – Terça-feira – 18h às 20h: “Conflito e Paz na América do Sul” com Ernesto Samper Pizano

 

14/07 - Quinta-feira – 18h às 20h: “A Integração dos Direitos Humanos na Resolução de Conflitos” (Participantes: Andrea Ribeiro Hoffmann, Carolina de Campos Melo, Claudia Fuentes e Oliver Richmond)

 

19/07 – Terça-feira – 18h às 20h: “Resolução de Conflitos e Mediação na América Latina” (Participantes: Edy Kaufman, Graciela Tapia, Pablo Lumerman)

 

21/07 - Quinta-feira – 18h às 20H: “Resolução de Conflitos e Desarmamento” (Participantes: Denise Garcia, Ignacio Cano, Mônica Herz, Robert Muggah)

 

Sobre a PUC-Rio

 

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade. A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.